Comida saudável no dia a dia


Nutricionista, Cláudia Itosu, explica como manter hábitos saudáveis mesmo na rotina a partir da alimentação

Fonte: Hospital Santa Virgínia

Foto: Divulgação

    Atualmente, a correria do dia a dia dificulta a adoção de uma alimentação adequada. Porém, será que é possível, para a maioria da população, optar por uma dieta balanceada diariamente? E, afinal, o que é comer de maneira saudável? Segundo a nutricionista responsável do Hospital Santa Virgínia, Cláudia Itosu, é possível sim e de uma forma nada complicada. A primeira providência é não exagerar nos alimentos mais calóricos, ricos em gorduras trans (frituras, confeitarias) e açúcares complexos (doces confeitados, pastelarias). “É tudo uma questão de bom senso. Esses alimentos podem ser consumidos, mas com moderação”, reforça.   

     Outra dica é se planejar para comer de maneira saudável e, assim, não tornar a tarefa árdua. “Basta consumir em um restaurante ou mesmo levar para o trabalho pratos que incluam verduras, legumes, carnes brancas, arroz, feijão, frutas, fibras e bebidas como sucos naturais e leite”, orienta a nutricionista.

    “Lembrando que comer bem é também não deixar de consumir os três grupos de alimentos: construtores (carnes, leites, grãos), reguladores (verduras, legumes e frutas) e energéticos (carboidratos)”.

 

Desde a infância

     A rotina de hábitos saudáveis deve começar cedo, ou seja, a partir dos seis meses de idade. “Portanto, os pais devem, de preferência a cada dia, apresentar um alimento diferente aos filhos, para que acostumem gradativamente com o sabor, cor, textura e odor”, indica Cláudia.

    Segundo a especialista, essa criança, provavelmente, se tornará um adulto acostumado com uma dieta equilibrada e dispensará alimentos pobres em nutrientes.

 

Não esqueça também:

    A atividade física, em conjunto com uma alimentação balanceada, é muito importante para o condicionamento físico, mental e cardiorrespiratório. A frequência depende de cada indivíduo, necessidade e eventual doença associada. Procure um médico para orientá-lo.


Mais informações: www.hospitalsantavirginia.org.br

Dicas AutênticasDicas_Autentica.html
ComportamentoComportamento.html
BelezaBeleza.html
HomeAutentica_.html
Espaço do LeitorEspaco_do_Leitor.html
GastronomiaGastronomia.html
VariedadesVariedades.html
ModaModa.html
Saúdehttp://www.saudezn.com.br
Serviços ÚteisServicos_Uteis.html
TurismoTurismo_2.html
Vitalidade
Fale Conoscomailto:redacao@editorainove.com.br?subject=Fale%20Conosco%20-%20Revista%20Aut%C3%AAntica

10 anos com você!